Sobre o Rosário

Desde 1958, o Colégio Nossa Senhora do Rosário vem ajudando as crianças e jovens de Curitiba a escrever a própria história. Mas a história do Rosário começou a ser escrita muito antes, em 1850, por Madre Marie-Anastasie, nossa fundadora, ao fundar a Congregação de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. A tecitura dessa história se fortaleceu em 1875 com a inserção da Congregação na Ordem dos Pregadores, fundada por São Domingos de Gusmão.

Atualmente a Congregação está presente em sete países (Brasil, Haiti, República Dominicana, França, Vietnã , Paraguai e Coreia) e realiza, em seus colégios, um processo educacional dinâmico e contínuo com o objetivo de desenvolver as dimensões acadêmica, pessoal, social e espiritual das crianças e jovens.

Como parte dessa história, o Rosário busca acolher a diferença, contribuir para a construção dos valores humanos, integrar as pessoas em seu processo educacional, construir o hábito do estudo contínuo, da reflexão, da pesquisa, da pergunta e da criatividade, pois entende que esse é o caminho para o diálogo, a autonomia cognitiva, a tomada de decisão e a participação solidária na sociedade.

Estudar no Rosário significa percorrer esse caminho em que a formação humana se entrelaça à acadêmica e produz saberes, fazeres e atitudes para uma vida plena e com boas histórias para todos.