A Proposta Pedagógica do Rosário funda-se na Missão da Instituição - Educar com competência para a prática da justiça, da verdade, da comunhão, da participação e da solidariedade – e está pautada nos princípios dominicano-anastasianos. Orienta-se também pelos requisitos legais pertinentes à Educação, ao Ministério da Educação e ao Conselho Educacional de Educação.

Em todos os segmentos de ensino, o Colégio Rosário conta com docentes e colaboradores altamente qualificados e explora os conteúdos, habilidades, competências, linguagens e valores de forma integrada, contextualizada e articulada com a realidade na qual os alunos e famílias estão inseridos. Nessa perspectiva, os conhecimentos são trabalhados por meio de estratégias, metodologias e ferramentas apropriadas a cada um dos segmentos. Assim, o Rosário desenvolve um processo de ensino-aprendizagem com ênfase na justiça, na verdade, na comunhão, na participação e na solidariedade, com a meta da formação para o saber ser, conviver, conhecer e aprender.

A Proposta Pedagógica do Rosário, longe de ser um simples legado, reafirma a educação dominicana-anastasiana integradora do homem como ser espiritual, social e cultural, atuante no mundo e no meio que o cerca. Nesse sentido, busca contribuir para a formação de jovens que produzam conhecimento, cultivem a espiritualidade e sejam solidários.