O Colégio Rosário tem por objetivo educar com competência para um mundo mais justo e solidário, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e jovens que exercitem a cidadania, conscientes de seus direitos e deveres e em constante busca pelo sentido da vida. Para isso o Rosário parte das vivências e das experiências de cada criança e de cada jovem.

As palavras do Papa Francisco (2015), nesse sentido, enfatizam que a educação deve transformar a cabeça, o coração e as mãos, pois “Ensinar a pensar, ajudar a sentir bem e acompanhar no fazer, ou seja, que as três linguagens estejam em harmonia; que a criança pense aquilo que sente e que faz, sinta aquilo que pensa e que faz e faça aquilo que pensa e sente”

Em diálogo com esse modo de fazer educação, o colégio Rosário prima por um trabalho de qualidade em que o respeito pela dignidade de cada pessoa é valorizado, em que cada estudante é reconhecido pelo seu nome, considerando suas características individuais. Dessa forma, exploramos, em nossas práticas educacionais, aspectos cognitivos, afetivos, sociais, éticos e espirituais; encorajando cada estudante para que possa desenvolver os próprios talentos.

A promoção do conhecimento se dá por meio da pesquisa, do respeito às ideias, à capacidade de discutir e de promover a melhor compreensão do homem, da realidade e do mundo. A aprendizagem, nessa dinâmica, acontece num contexto em que as crianças e jovens podem criar , descobrir e de inventar, acolhendo e respeitando as diferenças.

Em nossa proposta educacional, reafirmamos a educação dominicana integradora do homem como ser espiritual, social e cultural, atuante no mundo, assumindo as características de um estudante produtor de conhecimento, cultivador da espiritualidade e solidário.

Nessa caminhada, reforçamos a parceria com as nossas famílias para trabalharmos juntos, somando forças para que possamos desenvolver competências, habilidades e valores necessários para a vida de nossas crianças e jovens.

Miriam Cristina Ferreira