Ensino fundamentalO segmento do Ensino Fundamental tem por objetivo desenvolver a capacidade de aprender de forma dinâmica, ampliando o conhecimento, fortalecendo os vínculos de família, de solidariedade e de acolhimento ao outro.

Do 1º ao 5º ano investe-se no processo de alfabetização e letramento nas áreas científicas, sociais e culturais, a fim de promover aprendizagens que se complementam, formando um todo significativo, coeso e progressivo.
No Colégio Rosário, o ensino é baseado em valores que são essenciais para tornar a criança de hoje um cidadão melhor, que faça a diferença no mundo. Aprender a aprender é o ponto de partida para as ações pedagógicas, nas quais a convivência consolida-se numa relação de respeito e amizade.
Além disso, as ações sobre a natureza e o planeta são, constantemente, repensadas, e a tecnologia utilizada como um caminho e não como um fim. O aprendizado dos conteúdos significativos projeta-se além do desenvolvimento de assuntos específicos e fragmentados. Enfim, o desenvolvimento de habilidades é fortalecido através de um currículo em rede… Rede de relacionamentos, rede de experiências, rede de vida.

Para um trabalho com essas características, o Colégio Rosário possui uma proposta para o Ensino Fundamental I na qual a aprendizagem é estimulada com o desenvolvimento de projetos coletivos e interdisciplinares renovados a cada ano, de acordo com a prática e a necessidade das turmas, tornando os espaços de estudo diferenciados.

Os projetos realizados nesta etapa estruturam-se nos seguintes eixos:

  • Educação para o trânsito
  • Educação para a paz
  • Ação Social
  • Educação ambiental
  • Turismo escolar

A ação educativa fundamenta-se na construção do conhecimento a partir de vivências que lhe dão significado, contextualizando o saber, promovendo uma evolução contínua, num processo de ação-reflexão-ação.

Currículo

Língua Portuguesa – Matemática – História – Geografia – Ciências
Inglês – Espanhol – Informática – Arte – Educação Física – Ensino Religioso
Filosofia – Música