SUSTENTABILIDADE x ALIMENTAÇÃO

O grande impacto que causamos no meio ambiente tem graves consequências. Consumimos produtos com aditivos agrícolas e agrotóxicos, o consumo excessivo de produtos de origem pecuária, alimentos industrializados com inúmeros aditivos químicos.

Com a globalização e o êxodo rural, a produção de alimentos precisou aumentar repentinamente, as frutas e verduras precisam amadurecer rapidamente, os animais precisam crescer e atingir o peso de abate com agilidade, e cada vez mais áreas são desmatadas para esse fim, agrotóxicos mais fortes e perigosos são usados em larga escala, degradando o meio ambiente

Nossa alimentação também pode, e precisa tornar-se sustentável.

E como podemos ajudar o nosso planeta? É preciso escolher os alimentos da safra e cultivados em nossa região, que consequentemente gastam menos combustível e recursos naturais e ainda movimentam a economia local. Melhor ainda se cultivados de maneira orgânica, sem uso de agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas.

Diminuir o consumo de carne também ajuda, que tal propor a família pelo menos um dia da semana sem carne?

Na hora de cozinhar, também podemos aproveitar integralmente os alimentos para evitar desperdício, existem receitas incríveis.

 

Bolinho de Arroz Assado

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá do arroz que sobrou do jantar ou almoço.
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo e Sal a gosto.

 

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes num pote e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Faça pequenos bolinhos e coloque-os num refratário untado com óleo. Asse em forno médio por 30 minutos.

 

Nutricionista Glaucia Triaquim Anderle

CRN 8 9849