Debate 9º ano

No dia 10 de outubro, os estudantes do 9º ano puderam debater um tema socialmente relevante. Estimulou-se a prática democrática nos estudantes, já que eles foram responsáveis, por meio de voto aberto, pela escolha do tema a ser debatido. Além disso, os estudantes dos 8ºs anos puderam participar como ouvintes, a fim de aproximá-los de um gênero que trabalharão no ano seguinte.

O trabalho foi um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Filosofia. Nas aulas de Língua Portuguesa, os estudantes leram vários textos de diversos gêneros sobre o tema, para apropriar-se de diversos argumentos. Nas aulas de Filosofia, os estudantes aprenderam como argumentar de uma forma construtiva e num sistema de conversa, em que se deve sempre ouvir o que o outro tem para dizer, como principal objetivo de passar a nossa verdade para a verdade do outro.

Como estímulo à dedicação, foi oferecido um prêmio (livros e guloseimas) ao grupo que apresentou os melhores argumentos. Em síntese, os estudantes do 9º ano, por meio do debate, aperfeiçoaram as argumentações e os próprios conhecimentos sobre o tema e, principalmente, foram capazes de empregar com autoridade as técnicas da argumentação, tão importantes no próximo ciclo que os espera, o Ensino Médio.